20/10/2020 admin

Como funciona o novo algoritmo do instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais queridas pelos usuários. Desde que foi criado, tanto pessoas físicas quanto empreendedores e empresários utilizam a ferramenta para divulgar o seu conteúdo – seja ele pessoal ou profissional. No entanto, uma recente mudança anunciada pelo aplicativo gerou muita discórdia e revolta entre os usuários do Instagram. Trata-se de um novo algoritmo que mudaria a forma como a linha do tempo do aplicativo apresentaria as postagens dos usuários, dando preferência a posts que o aplicativo julgue mais relevante ao seu perfil – considerando com quem você mais interage na rede.

Os usuários criticaram o novo formato da linha do tempo, se manifestando enfaticamente contra em outras redes sociais. Os usuários contrários a mudança alegam que essa estratégia visa apenas alavancar mais posts patrocinados e assim lucrar mais com a ferramenta. Com isso, o Instagram decidiu adiar um pouco a mudança, que ainda pode ocorrer.

O que pode acontecer se o algoritmo realmente mudar?

A mudança da linha do tempo do Instagram ainda está em pauta e pode acontecer. Mas, será que esta mudança é tão ruim assim? Vamos tentar entender o que ela pode mudar para o empreendedor e empresário que utiliza a rede social para divulgar seus negócios. Primeiro, precisamos saber como o sistema do novo algoritmo do Instagram funciona, originalmente. A linha do tempo do aplicativo mostra aos usuários o conteúdo mais recente postado pelos perfis que cada um segue, ou seja, se você segue 100 usuários, você irá visualizar o conteúdo na sua linha do tempo de acordo com a ordem de postagem – sempre os mais recentes acima.

Na mudança anunciada pelo aplicativo, a linha do tempo ganha um novo algoritmo, o qual faz com que você veja as postagens que a rede considera mais relevante ao seu perfil, ou seja, se você segue o perfil “X” e não curte ou não comenta seus conteúdos – forma mais direta de interagir no Instagram –, aos poucos, você deixará de ver as futuras postagens deste perfil. Para as empresas que utilizam o aplicativo, essa mudança pode significar, inicialmente, uma grande perda de visualização em seus posts. Contudo, o usuário pode aproveitar a ferramenta e criar um perfil de qualidade e que vença essa barreira por meio de estratégias do Marketing Digital. Vamos a algumas dicas que você pode colocar em prática na sua empresa!

Não poste muito

A primeira dica para a nova estratégia digital no Instagram é simples: não poste muito. O novo algoritmo do Instagram vai dar preferência à qualidade ao invés de quantidade. Isso vai forçar o usuário a pensar e planejar muito bem seu post antes de publicá-lo. O usuário que postar muito pode ser considerado um spam e irá perder visualizações em uma escala maior e mais rapidamente. Prefira posts com informações relevantes, com imagens que chamem a atenção dos seus seguidores e façam com que ele, literalmente, curta e comente a sua publicação. Só assim você continuará na linha do tempo dele.

Ative redes de engajamento

A integração entre as redes sociais é uma das coisas mais legais e mais aproveitadas pelos seus usuários. O Instagram permite que você compartilhe suas publicações nas suas contas do Twitter e do Facebook, por exemplo. Você também deve aproveitar o caminho inverso para fazer a sua divulgação, afinal, pode haver seguidores nas outras redes sociais que ainda não seguem o seu perfil do Instagram. Incentive para que os seus seguidores vejam as suas publicações em todas as redes sociais em que você estiver presente.

Tenha uma identidade visual

Este é um ponto muito importante. Não basta apenas ter uma conta no Instagram ou em qualquer outra rede social que caiu no gosto popular da internet, é preciso saber usá-la a seu favor. Para isso, é preciso entender quais ferramentas o aplicativo disponibiliza e como você pode aproveitá-los para criar a sua própria identidade visual. O Instagram, mais do que as outras redes, é extremamente visual. Uma boa foto, uma bela imagem, um vídeo interessante é essencial – mais do que o texto descritivo que você coloca abaixo – para ganhar novos seguidores. Por isso, tenha um padrão de qualidade das suas postagens e uma identidade própria – de acordo com o perfil da sua empresa.

Não compre seguidores

É muito importante que o empresário entenda esta dica para que toda a sua estratégia digital não vá por água abaixo. Comprar seguidores é uma forma totalmente contrária de ter um bom engajamento nas redes sociais. O novo algoritmo do Instagram tem como função integrar o engajamento e o crescimento próprio do perfil com publicações patrocinadas. Portanto, optar apenas pelo caminho de ganhar seguidores por meio deste modo vai fazer com que o seu perfil tenha um grande número de seguidores, mas uma visualização bem abaixo do esperado. Combine o seu Marketing Digital com o post pago para ter o crescimento esperado.

Analise seus dados para aumentar o engajamento já existente

Por fim, todo planejamento de Marketing Digital precisa de uma mensuração dos resultados e a análise dos dados do seu perfil para continuar em pleno crescimento. É importante saber quais publicações deram mais certo e verificar qual tipo de linguagem foi utilizado no caso em questão. Repetir a estratégia que está dando certo é uma jogada inteligente e mostra que você está atento ao seu trabalho. Entendeu como melhorar seus resultados com essa mudança do novo algoritmo do Instagram?

fonte: postdigital

Contact

Entre em contato

Quer marcar uma conversa conosco?


Vamos falar sobre o seu projeto

Um projeto é considerado um sucesso quando atinge os objetivos almejados, de acordo com critérios estabelecidos e dentro do prazo e do orçamento acordados. E nós vamos te ajudar nisso!


Vamos falar sobre sua ideia

Seja uma visita em seu escritório ou uma ligação, teremos uma enorme satisfação em te ouvir e falar sobre sua ideia para seu negócio.


Vamos falar sobre o seu conteúdo

Todo conteúdo que é voltado para atingir resultados na internet, mas você já se perguntou se está fazendo isso certo? Nós te ajudaremos.


LIGUE PARA GENTE: (31) 3087-8729

Contact
× Tem alguma dúvida?